Actividades da Turma:

 

3°P - Contrato de leitura - Livros lidos ou em fase de leitura (a)

 

1.Adriana - Uma Av. nas Ilhas de C Verde - Ana M Magalhães e I Alçada // Os Cinco..... ??? (a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros (teatro)

2.Alimatu - Antes de Começar - Almada Negreiros

3.A Beatriz D. - Antes de Começar - Almada Negreiros // Quem quer ser Bilionário? - Vikas Swarup // Diário da tua ausência - Margarida Rebelo Pinto // Onze minutos - Paulo Coelho

7.Bruno - Uma Aventura na Escola - Ana M Magalhães e I Alçada /// Antes de Começar - Almada Negreiros

8.Cristiano - Warcraft (a) ???  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

9.Daniel B. - Minha primeira Bíblia ???  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // // Felizmente há luar - Luís S Monteiro 

10.Daniel L. - A Mística do n° 10 - ???  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

11.Estefânia - Encantamento - Alice Hoffman // O Filho do Lobo - Jack London  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Felizmente há luar - Luís S Monteiro 

12.Igor - Spiderman (BD) ???  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

13.Inês M. - Lua de Joana - M Teresa M Gonzalez  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Muito para andar - Miley Cyrus // Maria: os segredos da irmã mais velha // Diário de um Vampiro banana (a)

14.Inês R.  - Antes de Começar - Almada Negreiros

15.Isa  - Antes de Começar - Almada Negreiros

16.Ivan -  A Harpa Sagrada - ???  //  O Principezinho - A S.Exupéry (a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

18. João - Uma Aventura na Escola // Uma Aventura nos Açores -  Ana M Magalhães e I Alçada  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

19.Mara  - Sherlock Holmes - Arthur C. Doyle // Leandro Rei da Helíria - Alice Vieira // Feitiços -  Apriline Pike // Witch - ilusões perdidas(a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

20.Micaela -  Feitiços  - Apriline Pike  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Ghostgirl - o regresso - Tonya Hurley  (a) // Criaturas maravilhosas - Kami Garcia (a) 

21.Miguel L. - Billy the Kid - Lucky Luke // Pateta faz história - ???/// Antes de Começar - Almada Negreiros

22.Nádia  - Antes de Começar - Almada Negreiros

23.Pedro  - Antes de Começar - Almada Negreiros

24.Rui - Uma Aventura na Cidade // Uma Aventura no Estádio // Uma Aventura em França - Ana M Magalhães e I Alçada(a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

25.Susana  - Antes de Começar - Almada Negreiros

26. Tatiana - VIP Manicure - Ana Bola (a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

27. Miguel C. - A Minha História – Liedson - ??? // 7 Como ser surfista - João Macedo  /// Antes de Começar - Almada Negreiros // David Beckham - David B. 

28. Carlos - Manual de Sobrevivência para Rapazes - Guy Campbell (a)  /// Antes de Começar - Almada Negreiros

 

Nota:

1- Os alunos que estão a ler livros, mas não fazem parte desta lista do Contrato de Leitura, devem postar o livro e o autor que estão a ler na página LER e COMENTAR para se completar a lista

2- Como foi informado, a avaliação do 3°P terá em conta os livros lidos, os comentários / resumos / análises críticas / sínteses... feitos pelos alunos.

 

 

Maio 2011

 TEATRO

  

 

MATÉRIA para o TESTE dia               1.06.11:

1- A matéria para o teste do dia 6 Junho sobre o Texto Dramático encontra-se resumida na página 225 do manual

2- Podes também consultar a matéria relativa ao Texto Dramático no link seguinte que se encontra na página Blogs e Sites do nosso Blog e reforçar a tua preparação com os exercícios práticos que nele se encontram:

 https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/

3- A avaliação terá ainda em consideração, entre outros factores, o trabalho individual e de grupo desenvolvido pelos alunos ao longo de todo o período

Nota: mostra aos teus EE estas informações para poderes ter acesso ao link acima referido 

 

 

O TEXTO DRAMÁTICO:

 

1- No link 1 podes ver imagens da peça de teatro "Antes de começar", de Almada Negreiros

 

LINK 1:
https://www.youtube.com/watch?v=7NZhfXt5gTo

  

2- No link 2 podes ler o texto da peça de teatro "Falar Verdade a Mentir" , de Almeida Garrett

 

 

LINK 2:
https://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/teatro/backstage_files/pecas_escritas/Falar-Verdade-a-Mentir.pdf
 

 

  

Registo áudio de leitura dramatizada (TI/TP/TG) 

9- Fazer o registo áudio de uma leitura dramatizadade através do VOCAROO com introdução de elementos sonoros, musicais e outros... 

 

Expressão escrita  - Transformação de um TN/outro em TD - (TI/TP/TG)

7- Escrever uma conversa entre dois objectos do quotidiano, sem esquecer de dar um título e de registar todos os elementos que fazem parte do texto dramático

8- Transformar um Texto Narrativo,  Texto Lírico ou outro em texto dramático para apresentar à turma

 

Outras actividades:

 

18.05.11

Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG) 

6- Leitura expressiva dos textos escritos dos alunos

 

16.05.11

Postar  textos no blog / Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG) 

5- Escrever os textos no blog

5.1-Preparar a leitura expressiva e imaginar um cenário minimalista/virtual, para apresentar o sketch à turma

 

11.05.11 

Expressão escrita - Criatividade:    (TG)

4- Terminar o TP / TG da aula anterior e passar para o blog

 

9.05.11

Expressão escrita:    (TP ou TG)

3- Leitura do texto dramático: "Como um raio de sol", de Erico Veríssimo

3.1- Imaginar um final diferente para este texto. Em alternativa, podes imaginar um desfecho diferente para o texto "Antes de Começar"

  

4.05.11

Compreensão do texto:    (Trabalho individual - TI)

2- Depois da leitura, responde, com frases completas, às questões 1 a 8 sobre a compreensão do texto (pág. 223)

 

 

2.05.11

Leitura Expressiva:   (Trabalho de Pares - TP)

1- Leitura expressiva do texto. (Um terceiro colega poderá ler apenas a didascália para as personagens saberem o que fazer durante a leitura, embora isso não seja necessário)

 

ACTIVIDADES propostas:

 

O TEXTO DRAMÁTICO  -  Análise dos textos - "Antes de começar" e "Como um raio de sol"  (p.218-222 e 226-231) 

 

 

26.04.11

APRENDER A GOSTAR DE TEATRO:   "Antes de Começar", de  Almada Negreiros

 

 

 

Aqui podes ouvir a peça de teatro: Antes de Começar, de Almada Negreiros

 https://vocaroo.com/?media=vLWc5VvLSlt53kmgO&recipient=

 

 

8.04.11

TPC    -   para férias da Páscoa

 

                       

 

Atenção: Só para voluntários !!!

 

1. Procurar a origem da palavra Páscoa

2. Tradições da Páscoa em Portugal e noutros países

3. Palavra Páscoa noutras línguas

4. Outras...  originais 

                                                   Bom Trabalho e Boa Páscoa !!!

 

 

 

TESTE dia 28.03.11

A matéria de estudo para o teste do dia 28 está nas páginas 181, 196 e 197

 

21.03.11

ANÁLISE POÉTICA:

 

Na aula do dia 14 analisámos o poema Árvores. Vamos agora analisar o poema Desejos vãos seguindo o mesmo esquema:

(Para responder consulta as páginas 181, 196 e 197 do manual)

 

Desejos Vãos

 

Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!

 

Eu queria ser o Sol, a luz intensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte!

 

Mas o Mar também chora de tristeza…
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!

 

 E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras… essas… pisa-as toda a gente!…

                                  Florbela Espanca

 

Responde com frases completas:

 

 

Autoria:
1. Identifica o autor do texto?

Estrutura formal:

2. Quantas estrofes compõem o texto?

2.1. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?

2.2. Como classificas o poema quanto à forma que apresenta, isto é, quanto ao número total de versos?

       (Consulta as páginas 196 e 197 do manual para respnder às perguntas seguintes)

3. Classifica o tipo de rima nas duas quadras.

3.1. Elabora o esquema rimático do poema.

4. Escreve de novo a primeira quadra e divide os versos nas suas sílabas métricas. (Não esqueças que as sílabas métricas não são a mesma coisa que sílabas gramaticais. As métricas são as que ouvimos quando recitamos um poema e só se contam até à última sílaba tónica)

4.1. Classifica os versos quanto à natureza das sílabas métricas

Conteúdo, tema e sentimentos:

5. Qual é o título do poema?

6. Identifica também o tema. (Atenção: tema é diferente de título, mas pode haver alguma aproximação entre ambos)

7. Que relação existe entre o sujeito poético e a natureza?

7.1. Será que o sujeito poético consegue realizar os seus desejos? Porquê?

8. Enumera os sentimentos que o sujeito poético experimenta neste texto.  

8.1. Que sentimento(s) te (a ti) transmite a leitura do poema?

Estilo e linguagem:

9. O texto é muito rico em recursos estilísticos. Identifica algumas figuras de estilo presentes no texto. (Consulta a pág 181 do manual)

Organização do texto:

10. Em quantas partes se pode dividir o texto?

10.1. Identifica cada uma delas.

10.2. Que palavra separa cada uma das partes? Como classificas morfologicamente essa palavra?


 

 

 

14.3.11

 

                                                     

 

 20 de Março é o Dia Mundial da Poesia.

 

A melhor forma de o celebrar é compreender e aprender a gostar da poesia, lendo textos poéticos.

A poesia é um palácio encantado, com portas e janelas fechadas onde é proíbido entrar e que, por isso, apenas olhamos do lado de fora.

Vamos entrar nesse palácio e ousemos abrir portas e janelas, para que a luz entre nele e nos deixe ver e compreender a alma que o habita. 

 

ACTIVIDADE dia 14.03.11: 

Vamos então analisar o texto Àrvores com base em 10 questões.

 Primeiro, lê pelo menos 3 vezes o poema seguinte e responde às questões, com base nas informações das páginas 181, 196, 197 do teu manual:

 

Árvores


Árvores negras que falais ao meu ouvido,

Folhas que não dormis, cheias de febre,

Que adeus é este adeus que me despede

E este pedido sem fim que o vento perde

E esta voz que implora, implora sempre

Sem que ninguém lhe tenha respondido?
 
                   (Sophia de Mello Breyner Andresen)


                      

 

Responde com frases completas:

 

Autoria:
1. Quem é o autor do texto?

Estrutura formal:

2. Como classificas o texto quanto à forma (mancha gráfica) que apresenta?

2.1. Quantas estrofes o compõem?

2.2. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?

Conteúdo, tema e sentimentos:

3. Identifica o título.

4. Identifica também o tema.

5. A quem se dirige o sujeito poético?

6. Como é que o sujeito poético vê a natureza?

7. Descreve os sentimentos que o sujeito poético experimenta no momento.  

8. Que sentimento(s) te transmite a leitura do poema?

Estilo e linguagem:

9. Identifica as figuras de estilo presentes no texto. (Pág 181 do manual)

Organização do texto:

10. Em quantas partes se pode dividir o texto?

10.1. Identifica cada uma delas.
 

                                           

 

 

3.03.11

TPC                                        para dia 14.03.11

     No dia 21 de Março festeja-se o dia mundial da árvore. A Biblioteca da nossa escola convidou uma turma de jovens com mais de 65 anos a assistir a uma sessão de leitura feita por nós na Biblioteca, às 10H00, sobre o tema da árvore.

 

 

Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore


 A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema  da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

Fonte: ICN (https://www.icn.pt/).

 

1. TPC   -   para apresentar no dia 14.03 (segunda-feira):

   1.  Pesquisar na internet histórias / contos tradicionais sobre o tema da árvore como por exemplo: A Abóbora e a bolota  / O Salgueiro e a abóbora, etc,  e alguns poemas sobre o mesmo tema, para lermos aos convidados.

   1.1. Podem enviar as histórias ( de preferência curtas)  para esta página - ACTIVIDADES, indicando sempre o autor (se tiver), as fontes da pesquisa e a data em que foi feita a pesquisa.

   1.2. Será feita uma selecção de duas ou três histórias para ler no dia 21 às 10H00.

 

Nota: Leiam as histórias e os poemas antes de enviar para o blog, para poderem falar sobre eles na aula e corrijam o português se necessário.

 

2. Como já sabem, estas são as páginas muito importantes para estudar para o próximo teste sobre poesia dia 28 de Março

    2.1. Figuras de estilo:    pág 181 
    2.2. Conceitos sobre a poesia:   pág. 196 e 197

 Nota: já sabem que podem completar o vosso estudo com a pesquisa no nosso blog de sites e de vídeos com as figuras de estilo e conceitos sobre a poesia. Se tiverem dúvidas podem enviar-me um email ou contactar através desta página do blog.

                                          Bom Carnaval a todos!!!!

 

 

27.02.11 

A  pedido da Mara, aqui fica o poema de Florbela Espanca que ouvimos cantar por Nuno Guerreiro, na aula do dia 23.02.

Vejam também novos videos de poesia em página principal e vídeos

 

TPC                                        para dia 28.02.11

1. Preparar uma leitura expressiva do poema até sentir a mensagem invadir o leitor

2. O poema é para ser lido na aula por alunos voluntários como se fosse um concurso de leitura, acompanhado por uma música

2.1. Por isso, se queres participar na leitura expressiva, inscreve-te na página Actividades e escolhe a tua música. Basta escrever que queres participar.

 

Nota: este TPC não é obrigatório

 

Amar

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui...além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...

                                  Florbela Espanca

 

 

TPC                                      para dia 21.02.2011

Tema: a natureza

Actividade: Escrever um poema original e ilustrar

                 ou transcrever um poema de autor que foque a natureza e ilustrar

- Trazer para a aula do dia 21 o texto ilustrado

- Enviar para esta página o texto escrito ou escolhido

 

13.02.2011  

TPC                                      para dia 14.02.2011

1. Vê o PP que te foi enviado por email como quem saboreia algo de belo e intenso.
2. No final, escreve  nesta página do blog (ACTIVIDADES) a sensação que o PP deixou em ti.
 
Aqui fica a minha impressão: "Os livros são amigos inseparáveis com quem é bom falar"

 

2.02.11

1° TESTE  - 2°P                             Dia:  7.02.2011

 

Preparação do 1° Teste do 2°P:

1. Caderno do aluno páginas:

                              32: Conjunções;   33: Subordinação;     36, 37, 38: Análise sintáctica

 

2. Livro Plural páginas:

                              84:Acção;  94: Resumo;   106: Narrador;   116: Retrato;   124: Personagens;  143: Tempo e  Espaço;  160: Categorias da Narrativa; 181: Figuras de estilo

 

3.  Ver também o link que consultámos na aula de 2.02 para exercícios práticos de Gramática

                              https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/

 

4. Para mais exercícios práticos de Gramática ver também o link:

                              https://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp//index_lp.htm

 Nota: neste segundo link ver

                              na secção LER:    O Texto Narrativo e Elementos da narrativa

                              na secção GRAMÁTICA:   Conjunções e   Sintaxe

 

 

 

  Algumas actividades de Janeiro 2011:   

 

 

N° / Nome

Coment

 livro

1° P

Apres

PP

 

 5.01

Selec.

 

livro

 

2° P

 10.01

TPC

 

Text

 

p. 90

 17.01

Narrativa

 

ab / fech

 

p. 90

17.01

Biog

 

A. livro

 

2° P

19.01

TPC

Text

"Ripas"

 24.01

TG

 

Quest

 

“Ripas”

 26.01

Balanço

 

1ºP 

 31.01

1.Adriana

09.01

2.02

24.01

7.02 

 31.01

 31.01

 31.01

31.01 ( 6,7)

31.01

2.Alimatu

06.01

2.02

10.01

 

 

7.02 

21.01

2.02 (7)

31.01

3.Ana D.

 23.01

05.01

21.01

15.01

 

 

23.01

26.01

 2.02

4.André

9.02 

05.01

7.02 

 

 

 

 

26.01(7)

31.01

5.Beatriz M.

 8.11

05.01

19.01

14.01

17.01

 2.02

20.01

 26.01

31.01

6.Bernardo

 3.11

05.01

12.01

16.01

 1.02

 

 

 30.01

31.01

7.Bruno

23.01

12.01

09.01

16.01

17.01

 

19.01

 26.01

31.01

8.Cristiano

06.01

05.01

11.01

 

 

 

 

26.02 (6 e 7 1 l)

 7.02

9.Daniel B.

 23.11

2.02

11.01

1.02

1.02

 7.02

1.02

1.02

 

10.Daniel L.

 2.02

05.01

19.01

2.02 

17.01

 2.02

25.01

 26.02

31.01

11.Estefânia

 8.11

05.01

10.01

4.02

16.01

17.01

19.01

20.01

 27.01

31.01

12.Igor

 

05.01

 

 

 

 

 

26.01 (6 e 7 1 l)

31.01

13.Inês M.

 11.11

05.01

09.01

16.01

 

25.01

22.01

26.01 (6, 7)

 8.02

14.Inês R.

 22.11

05.01

17.01

24.01

 

 

 

 

 26.01

31.01

15.Isa

06.01

2.02

10.01

1.02

1.02

 

23.01

1.02

31.01

16.Ivan

ok

12.01

19.01

7.02 

17.01

 

7.02 

26.01 (6,7)

31.01

18. João

25.01

12.01

25.01

 

RESPONDER:

Re:Re:Texto Dramático (texto 1)

Beatriz Mindi e Estefânia Almeida | 24-05-2011

Obrigada professor!

Análise do texto - "Antes de começar" (p.218-222) ACTIVIDADES:

Beatriz Mindi e Estefânia Almeida | 03-05-2011

2- 1.1-Sim. Porque são as pessoas que falam mais, e são eles que constituem o texto, o texto só fala sobre as duas marionetas.

1.2-Essas passagens correspondem à didascália.

2-O boneco não descobriu que a boneca falava e se mexia, porque a boneca sempre que o boneco puxava por ela pensava que era o homem.

3-A boneca não fez a mesma descoberta sobre o boneco porque tinha medo de se esquecer da posição em que o homem a tinha posto.

4-A boneca não reagiu porque pensava que era o homem.

5-Porque a boneca tinha medo que o boneco não reagisse.

6-Esta frase quer dizer que o boneco estava a dizer à boneca que se ele soubesse que ela falava e mexia como ele...

7-

8-Eu imagino que se o homem soubesse que o boneco e a boneca se podiam mexer ele iria mostrar aos amigos que eles se mexiam só para ganhar dinheiro.

3-Eu imagino que a filha descobriu que eles se mexiam e levou-os para o seu quarto, e então ela começou por dizer:
-Olá eu sou a Catarina e a ti vou-te chamar Francisco.
Depois disse à boneca.
- E a ti vou-te chamar Carolina.
Depois foi á cozinha buscar bolachas para comer. O boneco vira-se para a boneca e diz:
-Fomos descobertos!
E a boneca diz:
-Pois fomos e agora?
-Vamos mostrar-lhe mesmo que nos conseguimos mexer e ela vai ser nossa amiga e não vai contar nada a ninguém. Parece ser muito simpática e até já nos deu nomes! Disse o boneco.
-Está bem!
Passados uns minutos voltou a rapariga para o quarto. De repente o boneco mexeu um braço, depois as pernas, depois o outro braço. E disse:
-Olá!
A Carolina assustou-se! Olhou para trás e disse:
- Olá. A boneca não fala?
De repente a boneca levanta-se e diz:
-Claro que falo.
- Vocês são muito bonitos! - Diz a Carolina.
- Obrigada! - Dizem os dois em coro.
- Carolina precisamos que nos prometas que não contas nada a ninguém sobre nós! - Diz o Boneco.
- Ok eu prometo! - Disse carolina. Bonecos eu tenho uma coisa para vos dizer! Eu vou viajar para outro país e vou ter que vos deixar cá, e vou-me embora hoje, agora! Adeus gostei muito de vos conhecer.
De repente a Carolina acorda e diz:
-Ai, foi só um sonho. E ficou a falar sozinha e a dizer: - Será mesmo verdade que os bonecos se mexem?

4-Eu estou a imaginar que uma caneta e uma estrela estão a conversar.

- Olá, amiga, há tanto tempo que não te vejo! - Diz a caneta para a estrela.
- Pois é, estive fora do país. Amanhã vou à praia, queres vir comigo?- Diz a estrela.
E a caneta responde:
- Sim, claro.
- Olha então encontramo-nos amanhã aqui às 09:30 min. ok?
- Sim pode ser! - Responde a caneta.
- Vá tenho de ir, vou fazer o jantar para os meu filhos! Adeus e até amanha.
- Adeus. - Respondeu a estrela.
No dia seguinte as duas amigas encontraram-se no sítio onde tinham combinado.
- Bom dia, vamos? - Perguntou a estrela.
- Bom dia, sim vamos! - Respondeu a caneta.
E lá foram as duas amigas para a praia…

tpc

estefania | 03-05-2011

Professor eu fiz o tpc no meu caderno diario

T.P.F.

BernardoF | 25-04-2011

1. A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

2. Páscoa em Portugal:

É nesta altura em que se limpam muito bem as casas, se pintam (ou caiam, nas zonas em que isso é habitual) e se arranjam pois irá passar o Compasso (a Visita Pascal), que é uma ida do padre a cada casa para abençoar (e benzer) aquele lar e os que ali vivem.


Tudo isto ligado à Ressurreição de Cristo e à celebração da Vida.


Para além de todas as celebrações e significados da Páscoa, em Portugal é também uma festa especial dos padrinhos (e madrinhas).

Tradicionalmente, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existe o pão-de-ló e os folares que se oferecem às crianças (especialmente pelos padrinhos).


Estes doces também estão em cada casa para receber o Compasso.
É um sinal de hospitalidade para o padre e os seus acompanhantes (que, para não ficarem embuchados, têm também à disposição um copinho de licor ou um cálice de vinho do Porto).


Os folares, como sabem, têm um ou mais ovos dentro - e lá voltamos aos símbolos da Páscoa.

Antes da Páscoa, na Quaresma, o tempo é de jejum - evita-se comer carne e a ementa das sextas-feiras deve ser peixe (bem, na verdade, não deve é ser carne) por respeito, pois foi na sexta-feira que Jesus foi crucificado e morreu.


Mas como no Domingo de Páscoa se celebra a festa da Ressurreição (voltar à vida, ressuscitar), volta a comer-se carne: cabrito ou borrego, como se fazia nos tempos antigos. E os doces, claro, que incluem todos os tradicionais e os folares, como dissemos.

Só mais uma coisa.
Também acontece em muitas localidades celebrar-se a Semana Santa (a semana em que Jesus foi preso, julgado e condenado) com procissões de velas, à noite, ou representações teatrais (populares) desses acontecimentos.

A Páscoa no Mundo:

A Páscoa no mundo


Os festejos da Páscoa em todo o mundo têm sempre algumas variações nas suas origens e significados.
Fica a saber como se comemora a Páscoa em vários países do mundo:


Na China

O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos antepassados e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para os deixar satisfeitos com os seus descendentes.

No norte da Europa

Nestes lugares, as tradições da Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com esses ovos pintados, como por exemplo, lançá-los ladeira abaixo, onde será vencedor o dono do ovo que rolar até mais longe sem se partir.




Países do Leste da Europa

A tradição mais forte é a decoração de ovos que se oferecem a amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao Domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos

A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã do Domingo de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usado um jardim público para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina

O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa.
Também é feita a "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho".

3. Afrikaans - "Paasfees"
Alemão - Ostern
Árabe - عيد الفصح (ʿĪdcrisdutividade u l-Fiṣḥ)
Basco - Bazko
Búlgaro Великден ('Velikden)
Catalão - Pasqua
Dinamarquês - Påske
Espanhol - Pascua
Esperanto - Pasko
Finlandês - Pääsiäinen
Francês - Pâques
Friulano - Pasche
Georgiaა- (Aghdgoma)
Grego - Πάσχα (Páscha)
Húngaro - Húsvét
Inglês - Easter
Irlandês - Cáisg
Islandês - Paska
Italiano - Pasqua
Japonês - イースター (Īsutā)
Latim - Pascha ou Festa Paschalia
Letão - Lieldienas
Neerlandês - Pasen
Norueguês - Påske
Polonês - Wielkanoc
Português - Páscoa
Romeno - Paşti
Russo - Пасха (Paskha)
Sueco - Påsk
Turco - Paskalya
Ucraniano - Великдень (Velykden')

Re:T.P.F.

Prof | 25-04-2011

Bravo, Bernardo

t.p.f

adriana | 19-04-2011

1. A Páscoa do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα.
2. A tradição em portugal do domingo de páscoa é come-se bastantes amêndoas,ovos de chocolate e folares, nesta altura também se limpam muito bem as casas pois irá passar o COMPASSO.
3. Alemão - Ostern
Árabe - عيد الفصح (ʿĪdu l-Fiṣḥ)
Basco - Bazko
Búlgaro Пасха (Paskha)
Catalão - Pasqua
Espanhol - Pascua
Esperanto - Pasko
Finlandês - Pääsiäinen
Francês - Pâques
Friulano - Pasche
grego - Πάσχα (Páscha)
Inglês - Easter
Irlandês - Cáisg
Islandês - Paska
Italiano - Pasqua
Latim - Pascha ou Festa Paschalia
Neerlandês - Pasen
Norueguês - Påske
Polonês - Wielkanoc
Português - Páscoa
Romeno - Paşti
Russo - Пасха (Paskha)
Sueco - Påsk

Re:t.p.f

Prof | 25-04-2011

MB, Adriana

T.P.C de ferias

Ines Macedo | 19-04-2011

1-A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

2-Na China- O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos antepassados e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para os deixar satisfeitos com os seus descendentes.

No Brasil e América Latina- O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa.
Também é feita a "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho
Inglaterra- É a busca pelos ovos, chocolates e doces, que foram devidamente escondidos, as crianças saem procurando por suas guloseimas. Isso pode ser feito no jardim de casa ou em locais públicos com no Kew Gardens, uma vasta extensão de estufas e jardins planejados, que ha mais de 100 anos recebe as famílias nos domingos de Páscoa para a sua “Caça aos ovos de chocolate”.

3-Alemão - Ostern
Árabe - عيد الفصح (ʿĪdcrisdutividade u l-Fiṣḥ)
Basco - Bazko
Búlgaro Великден ('Velikden)
Catalão - Pasqua
Espanhol - Pascua
Esperanto - Pasko
Finlandês - Pääsiäinen
Francês - Pâques
Friulano - Pasche
Georgiaა- (Aghdgoma)
Grego - Πάσχα (Páscha)
Húngaro - Húsvét
Inglês - Easter
Irlandês - Cáisg
Islandês - Paska
italiano - Pasqua
Japonês - イースター (Īsutā)
Latim - Pascha ou Festa Paschalia
Letão - Lieldienas
Neerlandês - Pasen
Norueguês - Påske
Polonês - Wielkanoc
Português - Páscoa
Romeno - Paşti
Russo - Пасха (Paskha)
Sueco - Påsk
Turco - Paskalya
Ucraniano - Великдень (Velykden')

Re:T.P.C de ferias

Prof | 25-04-2011

MB Inês, bom trabalho.

tpc de ferias

estefania | 12-04-2011

1-A palavra Páscoa advém, exactamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egipto para a liberdade na Terra prometida).
2-Bélgica e França
Nesses países, os sinos das igrejas não tocam entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa. Diz a lenda que os sinos voam para Roma até a Páscoa e, no caminho de volta, deixam cair ovos, que as crianças devem encontrar. As crianças belgas fazem ninhos de palha e os escondem na grama, esperando que o coelho da Páscoa os encha de ovos.

BulgáriaOs búlgaros
colorem ovos cozidos na Quinta-Feira Santa, após a missa. Os pães pascais também são uma tradição muito forte: podem ser pequenos ou grandes, mas sempre decorados. O pão é chamado "kolache" ou "kozunak". Seu sabor é semelhante ao do panetone brasileiro. Um desses desses pães é especialmente decorado incrustando-se ovos vermelhos nele (sempre em números ímpares) e levado à igreja na madrugada de sábado, para uma sequência de liturgias. Após esses eventos, os pães e ovos são abençoados e levados de volta para casa. Com esses alimentos presenteiam-se amigos turcos da família (que se sentem muito honrados e retribuem com dinheiro), os chamados pais espirituais (padrinho e madrinha), pais biológicos e todos os outros parentes e amigos. Os ovos são quebrados após a missa da meia-noite e durante os próximos dias. Um dos ovos é quebrado na parede da igreja (e esse é o primeiro ovo a ser comido após o jejum de Quaresma). Outro ritual, o da quebra de ovos, acontece após o almoço de Páscoa. Cada pessoa escolhe um ovo e, então, cada um a sua vez, bate seu ovo contra o dos outros. Aquele que ficar com o seu ovo inteiro por último terá um ano de sorte.

Estados Unidos
A atividade mais comum nos Estados Unidos é a caça ao ovo de Páscoa. Os ovos cozidos, decorados com tintas, são escondidos e as crianças devem encontrá-los. Em comunidades menores, as crianças da cidade se reúnem em praças para encontrar os ovos, escondidos por todo lugar. A Páscoa na Casa Branca, sede do governo norte-americano, reúne pessoas de todo o país. A tradição vêm do início da década de 1870, quando crianças brincavam, durante a Páscoa, no gramado do Capitólio, em Washington D.C. Elas levavam seus ovos cozidos e os rolavam na grama para ver quem conseguia mandar o ovo mais longe. Em 1877, uma lei proibiu a atividade, mas o presidente Rutherford Hayes, em 1878, liberou o gramado sul da Casa Branca para a rolagem de ovos. Hoje, o evento (gratuito) tem ingressos colocados à disposição de crianças entre 3 e 6 anos, acompanhadas dos pais, que participam de diversas brincadeiras em volta da Casa Branca, até seu momento de rolar ovos no gramado.

Índia
Os hindus têm um festival chamado Holi. É o momento em que toda a população de religião hindu reúne-se para lembrar, dançando e tocando flautas, como o deus Krishna apareceu. Comidas especiais são feitas para a ocasião e todos visitam seus amigos, experimentando as comidas de cada um. É costume também que o dono da casa marque a testa de seus convidados com um pó colorido.

México
Nesse país é popular a "malhação de Judas", o apóstolo que traiu Jesus. Ao meio-dia do Domingo de Páscoa, bonecos representando Judas são socados, enforcados e queimados. Em algumas cidades, Judas também é representado por uma piñata, um jarro cheio de doces que as crianças devem tentar quebrar, espalhando doces para todos os presentes.

Oriente Médio
A cerimônia do lava-pés é um dos pontos altos da comemoração. Na Quinta-Feira Santa, os padres convidam mendigos a entrar e lavam seus pés e lhes dão presentes, para lembrar o ato de Jesus Cristo.

Suécia
Os suecos mantêm uma relação extremamente solene com a Semana Santa. Fazer casamentos e batizados nessa época é considerado inapropriado. Mas esse quadro, aos poucos, vem mudando: já há alguns anos os cinemas estão abrindo na Sexta-Feira da Paixão. Devido ao clima do país, as palmas do Domingo de Ramos costumam ser substituídas por ramos de salgueiro. De tão ligada a essa liturgia, a folha de salgueiro ficou conhecida como "palma" pelos suecos. As tradições pascais da Suécia e de outros países escandinavos lembram muito o Halloween norte-americano. Na Quinta-Feira Santa ou na véspera da Páscoa, as crianças suecas vestem-se como bruxos e visitam seus vizinhos, deixando um cartão decorado (a "carta de Páscoa") e esperando receber um doce ou dinheiro em troca. Esse costume tem origem numa lenda local, que dizia que durante a Páscoa, a atividade de bruxas e bruxos crescia muito. A tradição das "cartas" é especialmente difundida no oeste da Suécia, onde também é costume colocar essas cartas nas caixas de correios ou por debaixo das portas sem ser visto. A identidade de quem enviou o cartão é sempre secreta. Os suecos também entregam ovos cozidos decorados durante a Páscoa, mas nem de longe tão elaborados como em outros países da Europa.
Portugal
É nesta altura em que se limpam muito bem as casas, se pintam (ou caiam, nas zonas em que isso é habitual) e se arranjam pois irá passar o Compasso (a Visita Pascal), que é uma ida do padre a cada casa para abençoar (e benzer) aquele lar e os que ali vivem.


Tudo isto ligado à Ressurreição de Cristo e à celebração da Vida.


Para além de todas as celebrações e significados da Páscoa, em Portugal é também uma festa especial dos padrinhos (e madrinhas).


Tradicionalmente, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existe o pão-de-ló e os folares que se oferecem às crianças (especialmente pelos padrinhos).


Estes doces também estão em cada casa para receber o Compasso.
É um sinal de hospitalidade para o padre e os seus acompanhantes (que, para não ficarem embuchados, têm também à disposição um copinho de licor ou um cálice de vinho do Porto).


Os folares, como sabem, têm um ou mais ovos dentro - e lá voltamos aos símbolos da Páscoa.


Antes da Páscoa, na Quaresma, o tempo é de jejum - evita-se comer carne e a ementa das sextas-feiras deve ser peixe (bem, na verdade, não deve é ser carne) por respeito, pois foi na sexta-feira que Jesus foi crucificado e morreu.


Mas como no Domingo de Páscoa se celebra a festa da Ressurreição (voltar à vida, ressuscitar), volta a comer-se carne: cabrito ou borrego, como se fazia nos tempos antigos. E os doces, claro, que incluem todos os tradicionais e os folares, como dissemos.


Só mais uma coisa.
Também acontece em muitas localidades celebrar-se a Semana Santa (a semana em que Jesus foi preso, julgado e condenado) com procissões de velas, à noite, ou representações teatrais (populares) desses acontecimentos.
3-Feliz Pascoa em:
Laos - Souk san van easter;
Macedónia - Sreken veligden;
Checoslováquia - Vesele vanoce;
Alemanha - Schöne Ostern;
Itália - Buona pasqua;
Inglês - Happy easter;
Croácia - Sretun uskrs;
Espanha - Felices Pascuas.
Suécia - Glad Pask.
França - Joyeuses pâques;
Grécia - Kalo paska;
China - Fouai hwo gie quai le;
Países Árabes - Eid-foss'h mubarak;









<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>
Novo comentário

Contacto

Universo-8b

 

A TURMA 8ºB     

tem 27 Alunos

Lisboa